6 de nov. de 2008

Formas de corrosão

Oi pessoal!

Vocês sabiam que existem várias formas de corrosão? Acho que isso contribui para o questionamento se existe diferença entre oxidação e e corrosão.

A corrosão pode manifestar-se de várias formas. Algumas sao mais frequentes que outras, e a ocorrencia depende muito do ambiente e dos processos usados. Veja algumas formas de corrosão:

CORROSÃO PELO AR: a maioria dos metais tende a se combinar com o oxigenio do ar, produzindo os respectivos óxidos. Não considerando a ação de vapores produzidos no ar (de água, etc.), esse processo se dá de forma lenta para o ferro em temperaturas usuais de ambientes. Entretanto, na corrosão de metais como o alumínio é muito rápida, ocorrendo o fenômeno da apassivação, ou seja, a camada de óxido formada na superficie isola o oxigenio e impede a continuação do processo.

A presença de vapor d’água acelera a corrosão e ainda mais se os vapores contém substâncias agressivas como sais ou ácidos. Isso ocorre em muitos ambientes industriais e locais próximos ao mar, por exemplo.

A prevenção e o combate dependem de cada caso. Métodos comuns sao, por exemplo, o uso de tintas protetoras, tratamentos superficiais como cromagem, niquelagem, etc. É evidente que em alguns casos pode ser viável o uso de materiais mais adequados, como, por exemplo, o uso de aluminio ou plastico no lugar do aço.

CORROSÃO POR AÇÃO DIRETA: é comum em processos industriais. Temos como exemplo, soluções quimicas, sais ou outros metais fundidos, atmosferas agressivas em fornos, etc. No entanto a prevençao e controle sao especificos para cada caso.

CORROSÃO BIOLÓGICA: ocorre , por exemplo, no caso de microorganismos que podem provocar a corrosao de metais. Isso é particularmente importante em industrias alimenticias e similares.

CORROSÃO GALVÂNICA: é provavelmente o tipo mais comum, pois a corrosao em função da água quase sempre se deve ao processo galvânico. Alguns casos típicos sao reservatórios, tubulações ou estruturas expostas ao tempo, submersas ou subterrâneas. Nessas condições, há presença constante ou não, de água, que favorece a formação de células galvânicas.

Referências bibliográficas:

http://www.mspc.eng.br/tecdiv/corr_110.shtml

Seguidores

Quem sou eu

Atualmente sou acadêmica do curso de Química Licenciatura da FURG.